Endereço: 

Rua Doutor Franscisco Portela, 2788. São Gonçalo/RJ

Telefone

(21) 2607-0472

Qual é a frequência para mulheres fazerem exames preventivos?

Qual é a frequência para mulheres fazerem exames preventivos?

As mulheres que desejam ter bem-estar e qualidade de vida precisam cuidar bem da saúde. Assim, fica mais fácil de obter equilíbrio físico, mental, emocional e social. Em geral, as mulheres têm consciência disso e costumam ir ao médico sempre que sentem que algo está fora do normal.

Por isso, no blog post de hoje preparamos um checklist com os principais exames preventivos por faixa etária e a frequência com que eles devem ser feitos. Confira.

A partir dos 30 anos

Nesta faixa etária é comum que a mulher já tenha menstruado e que a vida sexual tenha se iniciado. O ideal é que a partir da primeira menstruação as visitas ao ginecologista comecem e tornem-se anuais.

Além disto, o checkup com o clínico geral também já deve ser iniciado. É preciso avaliar a pressão arterial e vê se os níveis estão normais, alterações podem predispor à doenças e trazer sérios problemas. Para averiguar esta e outras questões é importante fazer consultas anuais com o médico clínico geral, este profissional irá avaliar a saúde de uma forma ampla e irá solicitar uma série de exames. Acompanhe:

  • Glicemia em jejum;
  • Colesterol total e frações;
  • Triglicérides;
  • TSH (Hormônio estimulante da tireóide), T3 livre e T4 livre;
  • Hemograma completo; Sorologia;
  • Exame de Urina;
  • Exame de fezes;

A partir dos 40 anos

Aqui começa uma nova fase da vida, a menopausa se aproxima ou já se inicia e novos cuidados precisam ser adicionados ao check-up anual. As consultas regulares com o ginecologista e com o clínico geral se mantêm, assim como os exames que indicados anteriormente, como o papanicolau. Veja os novos exames que devem ser feitos anualmente.

  • ??cido úrico;
  • Uréia e Creatinina;
  • AST/TGO (Transaminase Glutâmico Oxalacética) e ALT/TGP (Transaminase Glutâmico Pirúvica);
  • FSH (hormônio folículo estimulante), LH, Progesterona e Prolactina;
  • Ultrassonografia pélvica, transvaginal e ultrassom da mama;
  • Mamografia

A partir dos 50 anos

A partir dos 50 anos o cuidado se intensifica. As consultas ao ginecologista e clínico geral se mantêm, mas é válido adicionar consultas anuais ao oftalmologista. Exames como papanicolau, medições de TSH e mamografia dos check-ups anteriores também, mas é hora de averiguar novos aspectos. Veja os exames desta faixa etária

  • Densitometria óssea: é importante avaliar a saúde dos ossos para prevenir a osteoporose e evitar a fraqueza geral dos ossos. Nesta faixa etária, principalmente após a menopausa, perde-se eficiência óssea e o metabolismo de vitamina D e a absorção de cálcio podem ficar prejudicados. Em casos de normalidade deve-se repetir o exame de 2 em 2 anos, se aparecerem alterações o exame deve ser feito todo ano.
  • Colonoscopia: é um exame de extrema importância para averiguar a presença de pólipos, tumores ou câncer de intestino. Pode ser solicitado a cada 5 anos quando não há alteração ou a cada 2 anos se houver alguma anormalidade.

É importante ir anualmente ao ginecologista e adotar hábitos de vida saudáveis como manter uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos, evitar excesso em bebidas, abandonar o cigarro, manter uma boa hidratação e ter cuidado com a qualidade do sono.

A todosBem tem uma rede de médicos e laboratórios pronta para atender e ajudar a cuidar dos seus check-ups anuais e da sua saúde preventiva. Temos também pacotes especiais para atender você e sua família.

Featured Articles

Featured video

Reproduzir vídeo
Watch Dr. Paul Harris talk about family health care practice and his patient-centered approach

Healthy Newsletter

Quo ea etiam viris soluta, cum in aliquid oportere. Eam id omnes alterum. Mei velit