Já diria o bom e velho ditado: “quem ama, cuida!???. E se tem algo que a gente ama muito, é a família, não é mesmo? O coração chega a doer só de pensar na possibilidade de ver um familiar doente, sofrendo e tendo que tomar muitos medicamentos. Por isso, um outro bom e velho ditado diz: “é melhor prevenir do que remediar???.
A prevenção é sinônimo de adoção de atitudes saudáveis: boa alimentação, ingestão de líquidos, consultas e exames de rotina e muito mais. Veja no blog post de hoje, essas e outras atitudes saudáveis que você pode e deve compartilhar com a família, pra ajudar todo mundo a se cuidar.
#1 Cuide da qualidade do sono
Quem dorme bem, vive melhor! Isso é o que muita gente não leva a sério, mas os pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) estão estudando. Dormir bem não é só uma questão de acordar descansado e de bom-humor é algo realmente necessário para atendermos as necessidade do nosso corpo. Durante o sono, nosso corpo realiza funções extremamente importantes, conheça algumas:
- Fortalecimento do sistema imunológico (nossa defesa do corpo);
- Secreção e liberação de hormônios (incluindo hormônios de crescimento, principalmente em crianças e adolescentes);
- Consolidação da memória (fator crucial para quem estuda).
O pneumologista, professor da Faculdade de Medicina (FMUSP) e diretor do Laboratório do Sono, do Instituto do Coração (InCor), Geraldo Lorenzi-Filho, alerta: “Dormir mal é uma desgraça. Em um momento que seu corpo deveria estar descansando e se restaurando, ele faz tudo ao contrário???
Então, a dica é aconselhar toda a família a dormir cedo, assim todo mundo fica saudável e acorda renovado. Ficar na TV assistando filmes e séries, navegar nas mídias sociais pela madrugada, ou mesmo trocar mensagens de Whastapp até tarde, não é saudável. Tais atitudes, se ocorrerem, devem ser pontuais e nunca um hábito da família. Lembre-se, família que dorme bem, vive melhor!
#2 Tenha muita atenção à ingestão de líquidos
Você já deve ter visto alguma reportagem ou algum especialista dizendo: “beba pelo menos 2 litros de água por dia???. Isso não é uma dica para você enfrentar os dias quentes e sim uma dica para seguir sempre, todos os dias do ano.
É fato que no verão a gente se desidrata mais rápido, mas no inverno, como não sentimos muita sede, isso também pode acontecer, principalmente com os idosos. Sem água não há vida, com pouca água a saúde fica fragilizada. Afinal, a água exerce funções importantíssimas no nosso organismo, conheça algumas:
- Atua no funcionamento correto do cérebro, já que com a hidratação correta o cérebro é mais oxigenado.
- Ajuda a manter a elasticidade da pele
- Melhora o funcionamento do trato digestivo e promove melhor absorção de nutrientes
- Ajuda a proteger as articulações
- Mantém a temperatura do corpo
- Atua na regulação da pressão sanguínea
#3 Mantenha uma alimentação colorida e variada
Quanto mais colorida for a alimentação da sua família, mais nutrientes você oferece a quem você ama. E é claro, as cores precisam vir de produtos naturais e frescos, como frutas e verduras. Alimentos artificiais coloridos possuem muitos produtos químicos, tóxicos e cancerígenos.
Um jeito simples de implementar isso na rotina da sua família é com o programa 5 ao dia, estratégia apoiada e divulgada pela Organização Mundial da Saúde. Basta você inserir em cada refeição uma fruta ou uma verdura ou uma hortaliça ou um suco natural de uma das seguintes cores (veja o vídeo):
- Vermelho: bom para o coração e previne o câncer. Exemplo de alimentos: maçã, tomate, morango, melancia.
- Verde: fortalece ossos e dentes. Alimentos: Couve, rúcula, agrião, alface, limão.
- Laranja: melhor o sistema imune cuida da visão. Alimentos: Laranja, mexerica, mamão, cenoura.
- Roxo: para um envelhecimento saudável. Alimentos: Uva, berinjela, jaboticaba.
- Branco: ajuda no controla o colesterol e a saúde do coração. Alimentos: banana, couve-flor, pêra.
Cada cor tem suas vitaminas e minerais que contribuem para a manutenção e prevenção da saúde da sua família.
#4 Incentive a prática de atividades físicas
A atividade física mantém o metabolismo ativo, os músculos fortes e o sistema respiratório mais potente. Ao contrário do que muitos pensam, exercício não é só para emagrecer. Incentive seus familiares a buscarem atividades adequadas a sua faixa etária. Mantenha todos em movimento, sedentarismo adoece. E lembre-se, o melhor jeito de ensinar é pelo exemplo. Pratique você também.
Para se certificar que todos estão realmente bem, planeje check-ups anuais, assim você previne doenças e até consegue problemas assim que eles surgem, o que garante uma maior chance de cura. Consultas de rotina também são sempre importantes. O acompanhamento médico fará toda a diferença.
Para ajudar a sua família a se cuidar, conte com a todosBem. Nós podemos ajudar! Oferecemos os melhores atendimentos e exames com preços acessíveis.