O coração é um órgão do nosso corpo que trabalha incessantemente. Sua função primordial é bombear sangue oxigenado para todo o nosso corpo. Como uma verdadeira máquina, ele trabalha desde o momento que é formado (ainda no útero materno) até o nosso último suspiro de vida. Essencial à vida ele merece e necessita de cuidados para mantê-lo saudável e livre de problemas.
No blog post de hoje, daremos dicas simples e práticas para que você adote hábitos que comprovadamente melhoram a saúde do coração. Confira.
Faça coisas que você gosta e fique perto de quem você ama
Você sabia que situações que promovem a alegria e o bem estar fazem com que o nosso organismo libere endorfinas (hormônios que nos dão a sensação de felicidade)? Esses hormônios ajudam o coração a manter um ritmo saudável e fazem muito bem para o corpo e para as emoções. Além disso, ajudam a diminuir os estados de estresse e tensão que são maléficos para o coração.
Opte por alimentos que fazem bem para o coração
Uma ótima maneira de manter a saúde do coração em dia é alimentando-se bem, veja alguns alimentos importantes:
Frutas
- Frutas cítricas: laranja, mexerica e limão são ricas em vitamina C e outras substâncias antioxidantes que fazem muito bem para o coração;
- Frutas vermelhas: são ricas em flavonóides e carotenóides que vão te ajudar a ficar longe dos problemas e das doenças do coração;
- Banana: rica em potássio vai ajudar a manter o bom funcionamento do coração e ainda vai ajudar os seus rins a funcionarem melhor;
- Abacate: possui gorduras boa para o organismo que vão te ajudar a regular o colesterol e proteger o coração;
Peixes
Peixes como o salmão são ricos em ômega-3 e antioxidantes que vão ajudar a regular a pressão arterial, o colesterol e evitar as doenças cardíacas.
Feijão Preto
Alimento ricos em: niacina, folato, magnésio, ácidos graxos, cálcio e fibra solúvel, o feijão preto também vai manter se coração e seu organismo muito saudáveis.
Cereais integrais
Arroz integral e aveia são ricos em fibras, vitaminas e minerais que farão muito bem ao seu coração e vão ajudar a regular o seu colesterol.
Quer dicas para se alimentar melhor Baixe o nosso ebook e-book “25 receitas caseiras saudáveis??? e tenha mais opções para o seu dia a dia.
Fique bem longe do sedentarismo
O sedentarismo é um fator de risco para o infarto e outras doenças do coração e também para a hipertensão, o diabetes e o colesterol alto. Portanto, se exercitar é uma necessidade quando queremos manter nosso coração saudável e livre de problemas. Afinal, ele é músculo e um modo de mantê-lo saudável é exercitando-se.
Adote a saúde preventiva: faça seus check-ups e um acompanhamento médico regular
Você sabia que 80% das doenças cardiovasculares podem ser evitadas se a prevenção for feita corretamente? Portanto, tenha um bom profissional para lhe acompanhar e verificar o seu estado de saúde e como anda o seu coração. Faça os seus check-ups regularmente conforme a orientação do seu médico.
A todosBem possui pacotes de saúde que contemplam consultas e exames e um atendimento de qualidade para lhe ajudar a cuidar da sua saúde preventiva, com um valor que cabe no seu bolso. Conheça já as nossas opções!
Cuide da sua saúde bucal: sim, ela pode afetar seriamente o seu coração
Foi comprovado cientificamente um estreita relação entre saúde bucal e saúde do coração. Uma pesquisa do Incor (Instituto do Coração) de São Paulo mostrou que cerca de 45% dos problemas de coração investigados tinham origem na cavidade bucal. Entre os problemas estavam cáries com comprometimento do canal, gengivas inflamadas, restos de dente e abscessos. Portanto, cuide-se bem!
Busque maneiras de manter a calma
Você sabia que 15% dos casos de infartos ocorrem em picos de estresse? Por isso, uma das recomendações mais importantes é que você evite o estresse e tenha momentos relaxantes e felizes, como vimos anteriormente. Isso faz bem para o coração, para o corpo e para a alma.
Existem mais maneiras muito eficientes de prevenir o infarto e cuidar bem do coração. Quer saber quais? Então, baixe agora mesmo o nosso infográfico gratuito: 5 melhores e surpreendentes dicas para evitar infarto.