Endereço: 

Rua Doutor Franscisco Portela, 2788. São Gonçalo/RJ

Telefone

(21) 2607-0472

Puberdade Precoce: quais sintomas você precisa estar atento?

A puberdade é uma fase que traz mudanças marcantes na vida. Para as meninas chega a menstruação, crescem seios, surgem pêlos pubianos e o corpo ganha curvas. Para os meninos também surgem pelos, a voz engrossa, os testículos crescem e a sexualidade desperta.

A puberdade é um processo necessário para o desenvolvimento e para o crescimento do ser humano. Contudo, há casos em que ela chega antes da hora e vem junto com diversas consequências que exigem cuidado. Casos assim são chamado de puberdade precoce. No blog post de hoje vamos falar sobre esse assunto e esclarecer as principais dúvidas. Confira.

Quando a puberdade é considerada precoce?

A puberdade é considerada precoce quando se inicia antes dos 8 anos nas meninas (público com maior número de incidências) e antes dos 9 anos nos meninos. Sendo assim, ela começa ainda na infância, o que pode acarretar problemas físicos e psicológicos para as crianças.

O que causa a puberdade precoce?

A puberdade é um processo desencadeado pela ativação de um eixo hormonal que envolve o hipotálamo (região do cérebro responsável por manter o equilíbrio do organismo), a hipófise (uma glândula, considerada “mestra???, já que comanda o funcionamento de outras glândulas) e as gônadas (ovário e testículos). Quando esse eixo é ativado antes da hora, ocorre a puberdade precoce.

A causa dessa ativação precoce nem sempre é fácil de ser diagnosticada. Mas dentre os possíveis fatores temos:

  • Predisposição genética (outros membros da família também podem ter passado pelo processo);
  • Presença de tumores nas gônadas;
  • Disfunção no sistema nervoso central

Mas apesar de os pais poderem carregar o gene para puberdade precoce, ela não é hereditária, ou seja, não necessariamente os filhos de quem teve puberdade precoce a desenvolverão também.

Quais são os principais sintomas?

Os principais sintomas da puberdade precoce são:

  • Na menina tem-se a chegada da primeira menstruação (menarca);
  • Aparecimento de pelos pubianos;
  • Surgimento de espinhas (acnes);
  • Mudança de comportamento;
  • Aparecimento de pêlos em regiões do corpo que antes não tinham pêlos
  • Os pêlos das pernas ficam mais grossos;
  • Aparecimento e crescimento de seios nas meninas;
  • Aceleração do crescimento;
  • Aumento de pênis e dos testículos nos meninos;
  • Nos meninos podem ocorrer ereções. Elas podem acontecer até mesmo involuntariamente.

O ideal é procurar um médico (pediatra ou endocrinologista pediátrico) assim que se deparar com algum dos sintomas,

Quais são as consequências?

A puberdade precoce traz consequência psicológicas já que a maturação do corpo não é acompanhada de uma maturação emocional.

A endocrinologista pediátrica Gabriela Kraemer, do Hospital Pequeno Príncipe (PR), em entrevista à revista Crescer explica que as meninas são emocionalmente imaturas para lidar com um corpo desenvolvido, o que acaba gerando angústia, problemas de autoestima e bullying por parte dos colegas. Já nos meninos, o hormônio testosterona pode alterar o comportamento, levando a agressividade e sexualidade exacerbadas.

Além das consequências psicológicas, há também as consequências físicas. O crescimento pode ser prejudicado já que a criança cresce muito num determinado período e depois esse crescimento é interrompido. Assim, a estatura pode ficar aquém daquela que a criança naturalmente teria possibilidade de atingir. E de todas, a consequência mais preocupante é com o surgimento de tumores de mama ou nos ovários, devido ao excesso de exposição de estrogênio.

É necessário algum tipo de tratamento?

A necessidade tratamento vai depender da avaliação do médico pediatra ou do endocrinologista. Somente um profissional saberá se as consequências da puberdade estão afetando a criança a ponto de intervenções serem necessárias.

A melhor forma de identificar a puberdade é prestar atenção nos sintomas e ter um acompanhamento médico. Quanto mais rápido ela for identificada, menor serão as consequências. Assim, tenha sempre profissionais de confiança para acompanhar o desenvolvimento do seu filho. Para isso, conte com os profissionais da todosBem.

Ficou com dúvidas sobre puberdade precoce? Escreva pra gente nos comentários. Será um prazer ajudar.

Featured Articles

Featured video

Reproduzir vídeo
Watch Dr. Paul Harris talk about family health care practice and his patient-centered approach

Healthy Newsletter

Quo ea etiam viris soluta, cum in aliquid oportere. Eam id omnes alterum. Mei velit