Existem certas doenças que se instalam no nosso organismo silenciosamente sem que a gente nem sinta e nem perceba nada. Sabe qual é o perigo disso? É que quando a gente descobre, muitas vezes, a doença já danificou o organismo e já está num estágio avançado.
Assim, fica mais difícil de tratar e ainda mais difícil de curar ou, em alguns casos, a cura já nem é mais possível. A partir daí, a doença pode evoluir e se tornar uma doença crônica ou ela pode nos tirar o bem que temos de mais precioso: a vida.
Mas sabe qual é o único meio de evitar que todos esses cenários aconteçam conosco ou com quem a gente ama? Adotar a saúde preventiva! É sobre isso que vamos falar no blog post de hoje. Você vai descobrir a importância de fazer exames periódicos e quais são os possíveis cuidados que você pode estar deixando passar. Confira.
Qual a importância dos exames periódicos?
Os exames periódicos são aqueles que devem ser realizados de tempos em tempos para verificar o estado de saúde de uma pessoa. A partir do resultado dos exames é possível:
- Fazer o diagnósticos de doenças;
- Conhecer mais sobre como o organismo está funcionando;
- Entender se há algum distúrbio metabólico;
- Verificar o funcionamento de certos órgãos e glândulas;
- Detectar a presença de organismos patogênicos como vírus e bactérias;
- Ver os impactos da alimentação sobre o corpo: a partir da medição da glicemia, por exemplo, é possível saber se a alimentação está com níveis excessivos de açúcar. Outro exemplo: se o colesterol estiver muito alterado, isso pode indicar uma alimentação rica em gorduras;
- Saber se existem processos inflamatórios acontecendo;
- Detectar a presença de tumores
- Prevenir que doenças se instalem: por exemplo, se o médico identificar um aumento nos níveis de glicose no sangue ele pode iniciar um tratamento com dietas, exercícios e até mesmo com medicamentos para evitar que a pessoa desenvolva diabetes.
Sendo assim, podemos perceber que os exames periódicos são fundamentais para prevenir, diagnosticar doenças e para tratá-las de maneira adequada.
Quais exames são importantes de serem feitos?
De maneira geral, estes são os exames periódicos principais que devem ser feitos:
- Glicemia: indica os níveis de açúcar no sangue;
- Hemograma: revela a contagem dos elementos do sangue para identificar possíveis doenças como anemia e leucemia;
- Ferro e ferritina: vai revelar como estão os níveis de ferro no organismo para identificar se há ou não um caso de anemia;
- HDL, LDL e VLDL: vão demonstrar os níveis de colesterol no sangue;
- ??cido úrico: vai ajudar a detectar o risco de doenças renais e de problemas de articulação;
- Proteína C reativa (PCR): um bom exame para identificar as doenças silenciosas e que ainda não apresentam sintomas, como alguns tipos de câncer.
Esses são apenas alguns exemplos de exames. De acordo com a condição de cada paciente, a faixa etária e outros fatores, o médico pode solicitar outros tipos de exames.
Quando fazer exames periódicos?
Desde a infância até a terceira idade os exames periódicos podem e devem ser feitos. Em cada faixa etária é importante analisar determinados fatores. Por isso, o acompanhamento médico é tão importante. Apenas o médico pode solicitar os exames e interpretá-los. Além disso, ele saberá exatamente quais exames você ou alguém da sua família deve fazer.
Deu para perceber o quanto os exames periódicos são importantes, não é mesmo? Então, que tal proporcionar para você e para a sua família check ups completos com exames e consultas médicas? Conheça os pacotes Platina e Diamante da todosBem.